the perks of being a jogger


Jogging, também conhecido como Cooper, é uma forma de atividade física em que o ritmo e velocidade da marcha são mais rápidos que na caminhada e mais lentos que ao correr. Saiba +
Desde o ano passado comecei a me preocupar um pouco mais com a minha saúde e enquanto passava por uma bateria de exames para descobrir uma dor(ZONA) nos quadris, meu médico disse que provavelmente não era nada pois eu era muito nova e papo vai papo vem, acabei em uma nutricionista pois de acordo com minha mãe, me alimento muito mal. Eu já vinha querendo começar a fazer exercícios físicos mas como sempre, a preguiça era maior. Depois dos cuidados mais importantes como a alimentação balanceada, minha nutricionista recomendou que eu começasse a caminhar e com uma pontinha de preguiça, eu fui, junto com minha mãe. Posso confessar? Nunca me senti tão bem na minha vida. Falando sério. Depois de algumas semanas dando apenas longas caminhadas, comecei o jogging junto com a corrida, e foi ótimo. Me fez um bem danado, tanto físico quanto mental. Não é novidade para ninguém que a prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde e melhora a qualidade de vida. Com a corrida não é diferente, e cerca de 25 ganhos fisiológicos são gerados graças à realização frequente desta atividade.
Quer saber alguns? 
- Reduz o peso corporal. Aposto que já sabia. Mas ei, não vá se matar de correr por um dia e achar que seus problemas estão resolvidos. Você só vai perder algum peso se praticar a corrida regularmente... Mantenha em mente também que, quanto mais você envelhece, a capacidade de perder peso vai diminuindo. 
- Melhora o nível de colesterol.
- Aumenta a capacidade cardiorrespiratória.
- Aumenta a massa muscular.
- Ativa a circulação sanguínea e reduz os riscos de infartos. A corrida melhora o fluxo sanguíneo nas coronárias (artérias que irrigam o coração) e estimula a capacidade de contração do músculo cardíaco. Tudo isso afasta o risco de aterosclerose, que é o estreitamento de vasos devido a placas de gordura e que leva ao infarto. 
- Melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.
- Melhora a qualidade do sono. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugeriram a pessoas sedentárias e com dificuldades para dormir que incluíssem na rotina trotes de 20 a 30 minutos dia sim, dia não. O resultado foi que o grupo reduziu pela metade o tempo para pegar no sono - e ainda aumentou em quase 60 minutos a quantidade de horas dormidas. 
- Estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose 
- Melhora a auto estima. Um estudo realizado por neurologistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, comprovou que há mais ligações de receptores de endorfina(hormônio do prazer) em quem corre do que em praticantes de outras atividades físicas. Sem contar que o fato de conseguir evoluir um pouquinho a cada dia faz um bem danado para a autoconfiança.

Se vai começar a praticar, tome cuidado e lembre-se:
Para não correr o risco de sentir fome durante a caminhada/corrida ou jogging, coma uma fruta (banana, maçã ou mamão são ideias) 15 minutos antes do treino. Não coma alimentos pesados e de difícil digestão.
Use roupas de tecidos leves e confortáveis, com tênis apropriados para corrida.
Não comece achando que poderá correr a maratona... Comece com caminhadas leves e moderadas, aumentando o ritmo das passadas com o tempo. Depois de um tempo, corra durante alguns minutos e depois volte ao ritmo da caminhada. Descanse um minutinho e repita o processo, acelerando novamente.
O tempo de corrida vai demorar da sua capacidade: o importante é não exagerar. O ideal é que se faça sessões de 30 a 45 minutos, de 3 a 4 vezes por semana.

W. ARIZONA

0 comments:

Postar um comentário